sábado, 20 de agosto de 2016

Diário: O dia que São Seh veio pela primeira vez à Casa Amarela (2013)

Na minha cabeça a CASA AMARELA era um galpão!..
Porque pelo tamanho da poesia, pra mim, cada um de vocês tinha uns sete metros de altura.
Só agora tive tempo de entrar na net, de fato. E agradecer a todos os envolvidos, por aquele domingo que vai ficar na minha cabeça pra sempre. Brigado de coração!!!
O ônibus saiu da Nordestina. Dei o sinal.
O cobrador me indicou o Carlos Gomes.
Eu já conhecia aquela escola, mas não sabia que era o Carlos Gomes.
Subi a rua.
Na frente do colégio Carlos Gomes. Encontrei uma senhora. Cabelinho branco branco branco. Linda linda linda. Parecia a mamãe Noel..!
Saindo da padaria.
Pedi licença:
- a senhora conhece a rua Julião?
- não. Rua Julião?
- Pereira de Carvalho? Julião Pereira de Carvalho?
- nunca ouvi falar.
- essa escola não é o Carlos Gomes?
- é.
- então.. fica nas intermediações do Carlos Gomes.
- moro a quarenta anos aqui. E posso te garantir que esta rua não.. pra onde você vai?
- na Casa Amarela, senhora.
- Casa Amarela..? Casa Amarela..? Esse nome não me é estranho. Casa Amarela é uma unidade do SUS?
- do SUS? (eu acredito que a arte cura, entendeu..!?) Agora a senhora me pegou. Eu sei que esta rolando um SARAU lá entendeu..!?
- deve ser essa mesma. Mas a Casa Amarela não fica aqui não..! fica laaaá na Vila Jacui.
- Vila Jacui? Senhora eu não sou daqui. Onde fica a Vila Jacui?
- vixi, meu filho. Você vai entrar naquela rua ali e anda uns 40 minutos. Quando chegar no final dela. Procura alguém e se informa, que todo mundo conhece.
- 40 minutos???? Mas essa escola é o Carlos Gomes, senhora. Não que eu esteja querendo dizer que a senhora esta querendo me trolar entendeu..? ate porque a senhora tem a carinha da mamãe Noel. Mas eu já passei da idade de acreditar no seu marido, também, entendeu..? Então eu preciso de uma segunda opinião. Então eu vou perguntar para um daqueles moços ali, sentados naquele banco de madeira.
- eles também não vão conhecer. Moro aqui a quarenta anos. – nisso estava passando uma senhora do outro lado da rua e ela gritou: oi dona Maria! A quanto tempo..!? escuta.. você conhece a unidade do SUS Casa Amarela?
Pra minha sorte a outra senhora também não conhecia o posto de saúde. Então agradeci. E fui perguntar para um daqueles moços, sentado no banco de madeira. Subindo um pouco a rua da padaria mesmo:
- pelo amor de Deus, o senhor conhece a Casa Amarela, senhor?
- na rua do Hugo?
- é..! Da escola.
- então. Entra nesta rua e vira a esquerda.
- é serio?
- é. Nesta rua a primeira a esquerda. Fica na esquina.
- abençoado. A mulher ia me mandar laaaa pra Vila Jacui, o senhor acredita?
- vila Jacui? Ela esta ficando doida. Entra nesta rua a primeira a esquerda. Rua Julião.
Como se já não bastasse o moço que disse: para chegar na SABESP de São Miguel, você vai ter que descer no D’AVO.
Foi uma luta para chegar no SARAU. Todo mundo me trolando pelo caminho. Era para eu chegar umas.. 13h30min no SARAU. Fui chegar quase cinco horas.
Agradeci aquele abençoado e fui.
Na real, fui no encaminhamento mais próximo. Se não fosse, eu ia ter que tentar a sorte laaaaá na Vila Jacui. Mas na boa, pouco me importava. Queria mesmo era conhecer aquele povo. O povo que eu paquero..!
Entrei na rua.
Engraçado.. este barato de arte faz a gente ficar meio doido, né..! Eu sei que o SUS precisa na verdade e de médicos. Mas até que eu gostei da proposta de fazer um SARAU no SUS. Apesar que isto já existe, com os Doutores da Alegria e outras iniciativas. Mas, pensa comigo! Quanto tempo leva para ser atendido? Umas quatro horas? Então. No modo geral, ate que não seria mal idéia fazer um SARAU, sei lá. Umas intervenções nos postos de saúde. Ah, sei lá. Veio isto na cabeça enquanto eu caminhava.
Mal terminei meu raciocínio.
Quando eu ganhei a esquina, a esquerda, já vi escrito: CASA AMARELA.
Foi a deixa para eu me ajoelhar e beijar o chão. Porque eu pensei que não ia chegar nunca. O pessoal ia me trolando pelo caminho, entendeu..? foi osso!
Aproveitei que a porta estava aberta e entrei.
Foi um domingo inesquecível!!!
Me apaixono por gente que trata gente como gente! Amo vocês!!!
Perdoai os erros ortográficos!!!
Curtir
Comentar
36 comentários
Comentários
Sueli Kimura hahaha.. Seh, até imagino quem seja a senhorinha.. gratidão por não desistir de nós.. bem vindo sempre!! beijos
Seh M. Pereira podia ser do outro lado do mundo!!! sincero. vocês são incriveis!.. meus idolos na poesia e no pessoal, pela conduta de espirito..! brigado por me acolher d.
sueli.. brigado de coração..!
Ligia Regina Que "Saga" essa sua Seh! ...enfim chegou até seu destino e mal apontou naquele portão e eu bati o olho e corri pro abraço hahaha e foi tudo muito lindo assim como sua "presença"em tímido sorriso mas escancarada camaradagem!!! Bj
Seh M. Pereira quando você me abraçou, tomei um susto Ligia Regina. porque eu te conhecia, mas não sabia se você me conhecia, sei lá..! ou pensou que eu era outra pessoa.. foi bom demais a gente poder se chamar pelo nome, sem nunca ter se visto pessoalmente.. anja!!
Ligia Regina kkk que bom Seh ...pensei depois por um segundo que vc tinha me achado meia louca!? tipo nunca me viu e vem logo me abraçando como se fossemos melhores amigos! hahahaha bem eu...exagerada!!!
Escobar Franelas Seh M. Pereira, já éramos compadres de letra e arte, apenas não tínhamos nos encontrado. Abração, meu caro! Você é muito bem-vindo em minha (nossas) vidas!
Seh M. Pereira Ligia Regina.. adoro ser abraçado..! é tudo que sempre quis na adolescência. não mude nunca seu jeito de ser!!! e você cantando é lindo.. a sintonia com o Eder é incrivel..! adorei..!
Seh M. Pereira Escobar Franelas.. antes de te conhecer pessoalmente eu já te admirava..! com 15 segundos de conversar concretizei meu pensamento. acho que nem usei todo tempo.. você é incrivel, cara!..
Carlos Moreira o amarelo dessa casa é de ouro puro.
Akira Yamasaki a casa amarela é sua, Seh M. Pereira, um grande abraço, meu compadre.
João Caetano Do Nascimento Prezado Seh M. Pereira: entendo bem o que você sentiu ao visitar a Casa Amarela. Em marlço de 2012, eu visitei pela primera vez o local e revi após trinta anos o tio Akira Yamasaki and Sueli Kimura. Na ocasião, ao voltar pra casa, fiz de bate pronto alguns versos falando dessa sensação: A casa é mais do que casa/É abrigo, é doce lar/Para ajudar a criar asas/A quem nasceu para voar.
Seh M. Pereira no olvido da quase noite. na pintura de van gogh. na casa amarela. na liberdade poética. no vibrato tragicamente doce de um rouxinol.

escrevi quando cheguei do sarau.. a casa amarela inspira..!
Seh M. Pereira João Caetano do Nascimento.. o senhor é tutor de uma escrita que envolve, encanta e arrebata..! com um senso cômico incrivel!..
Seh M. Pereira quando a Ligia Regina me levou para conhecer as dependência da casa amarela. conheci a d. Sueli Kimura. que me abraçou e me chamou pelo nome..! como se já não bastasse a Ligia, a Sueli também me baqueou!.. e quase cometi a gafe de dizer:
Seh M. Pereira a bença minha madrinha querida!.. pois é isto que te considero Akira Yamasaki..! não meu compadre, mas meu padrinho.

eu era só um bonequinho de madeira. o senhor me desejou vida. meu Gepêto..! sou quase um Pinóquio e suas metaforinhas bobas..!
Seh M. Pereira tive a oportunidade, também, de conhecer a Célia, Arnaldo, Silvio, Beto, Eder, Luka.. bendita poesia..! Marrom..
Eliana.. tanta gente boa!!! experiência incrivel e inesquecivel!!! brigado Akira que fez tudo acontecer!.. mestre!
Sueli Kimura deus lhe abençoe Seh.. rs.. mas dispenso o "dona".. haha
Eder Lima Seh, vc ja é parte da casa amarela...com sua simplicidade e poesia de gente grande. É soh colar!!
Silvio de Araujo Realmente na Vila Jacui tem uma casa....só que não é amarela.....é o sitio da "casa pintada , um bairro dentro da vila Jacui onde tem o sus da casa pintada...a "mamãe Noel confundiu as casas...rsrsrsr
Luka Magalhaes Seh M. Pereira, são de pessoas como você, de que o mundo precisa. Simples, caridoso, com um talento incrível. Parabéns por insistir em sua chegada na Casa Amarela. Saiba que lá existe um vírus que contagia a todos que entram e participam de todos os eventos, esse vírus é chamado de amizade, que acaba nos tornando uma família poética, cada vez maior.
Seh M. Pereira - risos.. agora entendi o ocorrido. quando cheguei no sarau pensei: poxa vida, aquela senhora me trolando..! vê se pode..? na boa.. para o mundo que eu quero descer.. - risos.. brigado, Silvio!..
Seh M. Pereira brigado Luka Magalhães.. gênio da arte!..
Silvio de Araujo Pois é...rendeu uma crônica a confusão da Tiazinha..rsrrs abraço.
Escobar Franelas Esse o prazer de fazer arte, até os desatinos do caminho tornam-se colares de pérolas nas mãos do artista em conexão com a deusa Poesia!
Fátima Bugolin Que texto magnífico!!! Te gosto muito Seh Seh M. Pereira!!! Valeu a lembrança!!!
Akira Yamasaki você está brigado comigo, Seh M. Pereira?
Carvalho Junior Não foi muito fácil pra mim também não. Mas deu tudo certo e consegui chegar. Foi uma alegria muito grande conhecer vc, mestre Akira, Xavier, Adifa, Escobar, Inês... todo esse povo lindo da Casa Amarela e tbém Casa de Farinha.
Rogéria Reis Carambola!, qando eu for aí, sim, porque um dia eu vou, será que a dona vai me mandar pra Vila Jacuí? 
Rogéria Reis Adorei o texto Seh M. Pereira. Muito divertido!
Roseli V. Pedroso Bonito e emocionante parecer de sua entrada na Casa Amarela. Sabe que também tenho ensaiado de ir lá conhecer? Esse dia vai chegar e tenho certeza que me sentirei abrigada.
Luka Magalhaes Roseli, de fato a aparição do Seh na Casa amarela foi uma aventura e um prestígio para nós, que frequentamos o espaço. Não fique ensaiando, aproveite e apareça, pois todos que aparecem por lá já fazem parte da família poética que nasceu lá e que a dcada sarau vai aumentando.
Celia Maria Ribeiro Volta ...Seh M .Pereira nós te queremos♡♡♡♡♡
Marineide Oliveira Muito legal ler seu texto evos comentários. Grata!
Escobar Franelas
Sampalândia, 20 de agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário