sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Avaliação pelos professores participantes do workshop Estar Bem EMEF Maestro Alex




EMEF PROFESSOR MAESTRO ALEX MARTINS COSTA

AVALIAÇÃO
VIVÊNCIA REFLEXIVA – ESTAR BEM (CASA AMARELA – IPEDESH)

REUNIÃO PEDAGÓGICA – 03.08.2013


Durante a reunião pedagógica de 03.07.2013 foram realizadas duas atividades:
1.    Oficina de Pa Tuan Chin e degustação de alimentos funcionais
2.    Oficina de Motivação para Professores


Vinte e dois participantes avaliaram a atividade


Questão 1. Como você avalia a vivência – ESTAR BEM (Casa Amarela) na reunião pedagógica? ( ) Ruim  ( ) Regular  ( ) Boa   ( ) Muito Boa    ( ) Ótimo

RESPOSTAS:
( 2 ) BOA                  ( 5 ) MUITO BOA                 ( 15 ) ÓTIMA


Justifique, numa frase, o que ficou com você desta vivência


ü  “Gostei do Tofu (patê) e das reflexões sobre mitologia”

ü  “A interação entre quase todos. Muito bom”

ü  “É preciso buscar um ponto de equilíbrio e bem estar entre corpo e alma”

ü  “Prazeroso”, “Criatividade”, “relaxamento”, “animação e alegria”

ü  “Descoberta, despertar, união e interação”

ü  “É possível fazer algo novo, basta ter disposição para isso”

ü  “É preciso fazer meditação, é preciso desligar-se dos problemas – dos nossos e dos que nos apresentam – para podermos seguir”

ü  “Uma experiência diferente”

ü  “Embora o equilíbrio seja difícil de ser conseguido, devemos nos empenhar para alcançá-lo”

ü  “Conhecimento e reflexão de nós mesmos”

ü  “A importância do equilíbrio”

ü  ”A necessidade de nos preocuparmos com nosso “eu” completo”.

ü  “Busca de equilíbrio na vida”

ü  “A harmonia e a interação entre toda a equipe escolar”

ü  “Quando estamos bem tudo melhora”

ü  “Somos seres com uma gama de sentimentos, anseios, temores e ainda capazes de entrar numa roda de dança e viver um momento de alegria e prazer”

ü  “Momentos de reflexão são orientadores para prosseguirmos a caminhada”

ü  “Oportunidade de refletir sobre minha personalidade com distanciamento”

ü  “Existe dentro de cada um, um pouquinho de cada deus da mitologia grega”



Questão 2. Como você relaciona o autoconhecimento, bem estar do Professor e a gestão do processo de ensino e aprendizagem?


ü  “Se o professor está bem consigo mesmo, se está bem com o seu trabalho, se está motivado, sente-se valorizado, se percebe que pode contar com o respaldo de que precisa para desenvolver bem o seu trabalho, se vê sentido e resultado no que está fazendo, então a junção de tudo isso terá tudo a ver e proporcionará satisfação para todos.”

ü  “Estar bem é se conhecer e ser fiel ao que sente e faz. O resto é reflexo”.

ü  “Reflexão sobre você e o outro, olhar para o seu interior frente as situações e conflitos e repensar outras formas de solução”.

ü  “É preciso que os seguimentos caminhem juntos, para promover as melhorias principalmente no processo de ensino e aprendizagem”.

ü  “Quando o professor está bem consigo mesmo, se conhece e sabe o que quer, trabalha melhor, mais confiante”.

ü  “Quanto melhor você está, melhor é a aula”.

ü  “O professor quando está com o corpo e a mente tranqüilos, trabalha e desenvolve melhor”.

ü  “Todos estão estritamente ligados”

ü  “Para um bom trabalho com o aluno é importante que nos conheçamos e que estejamos bem conosco mesmo”.

ü  “O professor precisa estar bem, em harmonia para poder lidar com as situações conflitantes do dia  a dia , em sala de aula, ele se autoconhecendo saberá separar, o que é pessoal do que é profissional, é necessário equilíbrio”.

ü  “Hoje está complicado a gestão do processo de ensino e aprendizagem, sinto uma sobrecarga, e vejo que é geral, nas escolas. E precisamos mesmo nos preocupar com o nosso bem estar e fazer mudanças”.

ü  “Para realizarmos atividades que obtenham sucesso, necessitamos estar bem, ou seja,  conhecermos o nosso “eu”

ü  “Quando nós estamos bem em todos os aspectos,  temos mais condições de apresentar isto aos educandos”.

ü  “De grande importância, pois através do bem estar e conhecimento, podemos melhorar o processo de ensino e aprendizagem”.

ü  “O Professor psíquico, emocional e socialmente equilibrado, relaxado, trabalhando em um lugar onde há respeito e amizade entre os pares e gestores, proporciona o bem-estar e disposição ao trabalho e, consequentemente, o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve mais satisfatório e produtivo”.

ü  “Quando estamos bem conosco mesmos, o trabalho flui muito melhor, pois temos mais prazer e com isso, tudo que está ao seu redor tem mais sentido”.

ü  “O bem estar do corpo, da mente e do espírito contribui para o bom desenvolvimento do trabalho do educador, já que lidamos diretamente com seres que estão em fase de formação”.

ü  “Fundamental, a felicidade, é o resultado do “Bem Estar”.

ü  “À medida que há o autoconhecimento, é possível estabelecer vínculos de convivência, resolução de problemas na arte diária do conviver”.

ü  “Oportunidade de crescimento e melhoria na vida particular e no profissional”.

ü  “As atividades proporcionaram aos professores, união, entrosamento, dinamismo e uma leveza na participação, levando todos a participar com motivação e bem estar”.

ü  “Ser professor envolve atividades e vivências de desgaste físico e emocional, que podem ocasionar situações de baixa auto-estima, sendo assim, o autoconhecimento pode ser um auxilio no sentido de elevação da auto-estima e melhor conhecimento ou compreensão do semelhante, algo que está implicado no processo de ensino e aprendizagem”.



3. Você gostaria que houvesse a continuidade e aprofundamento desta temática e vivência na escola?


(  21  )  SIM     ( 0  ) NÃO    ( 1 ) em branco


POR QUÊ?

ü  “Tudo que é diferente da rotina ajuda. A novidade oferece oportunidade de reflexão e aprendizagem”.

ü   “É importante utilizar outros caminhos para que possamos ter uma melhor qualidade de vida”.

ü  “Nos ajuda a ter idéias de como intervir junto aos alunos para melhorar o mundo”.

ü  “O bem estar é algo importante para um melhor viver”.

ü  “Práticas diferenciadas são mais produtivas”.

ü  “Exatamente para o aprofundamento de nosso autoconhecimento”.

ü  “Porque achei divertido, interessante e menos entediante”.

ü  “Com a correria do dia a dia muitas vezes esquecemos de cuidar de nós mesmos, é sempre bom estar despertando a importância do nosso bem estar”.

ü  “Porque proporciona conhecimento sobre si mesmo”.

ü  “A escola é onde passamos a maior parte do nosso tempo...”.

ü  “Por auto-estima e bem estar”.

ü  “Para Aperfeiçoamento”.

ü  “Porque essa temática nos ajuda a ter um olhar mais sensível, aumentando nosso bem estar”.

ü  “Para o nosso próprio bem estar”.

ü  “Porque o ser humano precisa desse encontro para que a vida tenha um sentido mais leve”.

ü  “Considero importante para a convivência e bem estar do grupo”.

ü  “Assuntos interessantes que gostaria de conhecer mais!”

ü  “Eleva a motivação do grupo. O que é essencial”.

ü  “Na medida em que se trabalha visando o bem estar, e este se relaciona diretamente com a qualidade de vida, em seus mais diversos aspectos, pode-se contribuir para um melhor desempenho no ambiente de trabalho, de um modo geral”.





Inês Santos
Coordenadora Pedagógica




Nenhum comentário:

Postar um comentário