sábado, 26 de março de 2016

5 anos de Sarau da Casa Amarela - presentes para todos

Chêro de Poesia, em clique de Roberto Candido
Sérgio Fantini, pelas lentes de Roberto Candido

Foto Roberto Cândido
20 de março de 2016, domingo, 4 da tarde. Parece brincadeira que, rebobinando o filme, há cinco anos apenas, num certo março de 2011 o Akira, Sueli, Raberuan, Claudemir Santos e outros davam o pontapé inicial ao primeiro sarau da Casa Amarela, festa que hoje explode e contagia a cada mês nessa rua curta, estreitinha e tranquila do Parque Sônia, em São Miguel.
E para este 42º evento, a presença do grupo Chêro de Poesia (Vila Maria), além dos lançamentos dos livros Kitsch, de Fernando Alves de Medeiros; e Lambe-lambe, de Sérgio Fantini, ajudaram a dar o brilho mais colorido a uma tarde que ficará na memória de todos como uma epifania no culto à deusa Poesia.
Não bastasse isso, tivemos a grata surpresa da visita do poeta Claudinei Vieira, de Guarulhos; a presença luminosa de Sílvia Maria Ribeiro, que ofertou para a casa o mosaico Bentivindo, o bolo (duplo) de Rosinha Morais e o desfile fulgurante do melhor da poesia e da música, através dos vários convidados que tomaram o minúsculo palco e transformaram ele num púlpito de adoração e congraçamento em torno da deusa Poesia.
E mais: pudemos abraçar e nos emocionar com nosso amirmão (como ele nos repete sempre) Osvaldo Tiveron, que viu sua musa Gisele subir às estrelas na semana anterior e veio atenuar suas dores ouvindo, abraçando, afagando e sendo afagado e, principalmente, cantando uma emocionante Eu Sei Que Vou Te Amar (de Tom e Vinícius), que ele interpretou com ímpeto, dor e paixão, emudecendo a plateia presente. Marcos Silva, irmão do  saudoso Raberuan, trouxe-nos uns rascunhos do mano que ele guardava, leu emocionado um trecho, emocionou-nos e depois nos ofertou essas lembranças, deixou-nos de presente, de legado, por cuidado, por amor. E o coração da gente luta pra permanecer lúcido e pulsante diante de tantas benesses da vida, que a arte nos proporciona.
Passava das dez da noite quando tudo terminou. Mais de seis horas de sarau. E até agora, uma semana depois, continua retinindo aqui, em todos os meus (nossos) sentidos.
Presente de Sílvia Maria Ribeiro para a CA


Foto Luka Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário