segunda-feira, 13 de outubro de 2014

No 28° Sarau da Casa Amarela : Osnofa encantou, Sidney lançou e Márcio autografou



Foto coletiva do 28° Sarau da Casa Amarela


          Acostumados com os sarau aos domingos, nesse mês, por conta do Dia das Crianças, tivemos o evento realizado em um sábado para mantermos a regularidade. Assim sendo, o 28° Sarau da Casa Amarela aconteceu no dia 11 de outubro, sendo mais uma vez abrilhantado pelas presenças de velhos, novos e novíssimos amigos. Foram mais dois lançamentos de livros e um convidado para lá de especial.
  




          Sidney Leal, que preside a Associação Cultural “Literatura no Brasil” em Suzano, lançou seu livro “Sussurros da Noite – loucura e sonhos”, uma coletânea de contos fantásticos, no melhor estilo “Edgar Alan Poe”, de quem o autor confessa ser fã incondicional. Para falar um pouco do livro, Escobar Franelas ressaltou a qualidade dos textos, dos quais foi leitor quando o livro era tão simplesmente um apanhado de escritos soltos.



          Ao mesmo tempo, o espaço para os autógrafos também era dividido por Márcio Costa,  lançando seu “Justa Palavra”, na Casa Amarela. Como sempre, Akira Yamasaki conseguiu o impossível: fez com que Márcio nos desse uma palha, lendo uma de suas crônicas, presentes no livro. Para comentar sobre o livro, a escritora Enide Santos disse ter posto de lado todas as leituras em andamento para poder degustar o livro, recomendando tão somente a leitura da primeira crônica, pois ela acabaria nos levando a ler o restante do livro.

Enide Santos falando sobre "Justa Palavra", de Márcio Costa


          Zé Afonso, Alemão ou simplesmente Osnofa foi o convidado especial do Sarau. Dono de um repertório único, com um humor cotidiano, ele fez com que suas canções fossem elencadas e pedidas pela plateia que já o conhecia. Com memórias vivas de sua carreira, antes, durante e depois do “Matéria-Prima”, banda que sobrevoava em São Miguel Paulista na década de 80 e de onde saíram grandes nomes como Edvaldo Santana, Zulú de Arrebatá, Éder (Vicente) Lima e o próprio Osnofa; de suas parcerias com tantos outros artistas da região e muito mais.


Akira fazendo a apresentação de Osnofa convidado especial do 28º Sarau
          Quem não conhecia Osnofa, pode ver a “eterna criança” que ele mesmo disse ser, pela sua alegria em estar revivendo e revendo sua trajetória e pela jovialidade que transmitiu quando cantava em seus trocadilhos com canções infantis ou clássicos mundiais do rock n’ roll.

          E como sempre, tivemos o “début”, com duas novas presenças. Ana Lara Pereira, que desde a hora em que entrou na Casa Amarela era só sorrisos pelo encantamento e acolhimento que o ambiente dá, sentou-se e com seu bongô, declamou, cantou e fez acompanhamento para algumas canções de Osnofa.  Logo após Ana Lara, foi a vez de Carla Chagas Passos dar uma palhinha com sua voz “rouca” e potente e, mesmo com um pouco de rouquidão, literalmente falando, ela não se intimidou diante da plateia sedenta de cultura.

Ana Lara e Carla Chagas, debutando no Sarau da Casa Amarela

Sueli agradecendo Euflávio

           Uma surpresa para a Casa foi a despedida da Exposição de Euflávio Góis. Com seu jeito simples, ele agradeceu pelo espaço aberto e disse o quão importante foi a exposição em sua vida. Em retribuição, a Casa foi presenteada com a obra "Homem de cócoras", escultura feita especialmente para a Casa e que ficará exposta permanentemente no local.

         




          Outras figuras também subiram ao pequeno palco da Casa, mas não vamos citar nomes para não cometer injustiças se por acaso esquecermos algum nome.

 


 

          A Casa Amarela tem dessas coisas, encanta, agrega, compartilha, divulga e promove tudo o que de cultura pode haver em qualquer lugar de nosso Brasil, seja do norte com Carlos Moreira e Carvalho Junior, do sul com Bianca Velloso, Mara Pittaluga, do centro-oeste com Neuza Ladeira e Adriane Garcia ou de qualquer pedacinho de chão, onde haja um poeta escrevendo no papel e se não houver o papel a terra seca também servirá para se escrever.

Luka Magalhães

Um comentário:

  1. Lembrando também que Marcio Costa presenteou a CA com 3 volumes do seu livro.

    ResponderExcluir