sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sarau da CA recebe João Caetano: como foi?


João Caetano do Nascimento: poemas ruidosos e líricos
Akira Yamasaki, Lígia Regina, Éder Lima, Gildo Passos, Gilberto Braz, Manogon, Escobar Franelas, Luka Magalhães, Grupo Teatral Diotéspissio, Arnaldo Bispo, Ronaldo Ferro. Foram esses os mosqueteiros que dividiram o microfone com o poeta e jornalista João Caetano do Nascimento, no 15º Sarau da Casa Amarela no último domingo, dia 14. Dirigido por Akira Yamasaki, o sarau é um ato de resistência que caminha para o terceiro ano de vida.
Poemas para uma plateia ávida
João Caetano, que tem uma longa página escrita em São Miguel e região. Com a humildade que já é sua marca registrada, reconheceu a dificuldade de estar à frente de um microfone, um ambiente com o qual não convive muito. "Estou nervoso", confessou, logo no inicio do evento. Mas logo seus poemas passaram a temperar a tarde com o belo por do sol que se anunciava. E todos então tiveram o direito a um prazer não terreno, tampouco divino, o prazer da degustação da deusa Poesia. Que ele escreve e destilou com clareza, inspiração e delicadeza.
Inquirido pela plateia, João fez mais, contou histórias do arco da velha, rememorou fatos, tirou a cortina de nomes importantes, colocou pingos nos is.
E o público, ávido, não abria mão de ouvi-lo. E o poeta convidado, contrito, trazia suas impressões do mundo. "Sou um militante identificado com as lutas da esquerda", disse, "por isso mesmo sou profundamente vinculado com as questões de cidadania, cultura, arte e política", complementou. 
Por conta da heterogeneidade dos convidados presentes - justamente por isso mesmo - houve momentos de discussão acalorada, com abordagem de assuntos não previstos para um sarau, como democracia, manifestações jovens e  movimentos políticos.
Com isso, o brinde ficou para todos que, numa ação que pretensamente era única, exclusiva e puramente artística, permitiu que ganhássemos um adensamento político e cultural totalmente aderido às nossas práticas e anseios. É o público hoje quem conduz e protagoniza junto com o artista. E quem viveu e curtiu o Srau da Casa Amarela que tinha como convidado o João Caetano, levou de bônus a adrenalina e a experenciação de outros saberes.
Interações: uma peculiaridade do Sarau da CA
Verônica Lopes: embaixadora do Sarau da Maria em São Miguel

Diostéspissio: excerto de Nozland - abertura


O poeta no seu devido lugar

O tradicional brinde de abertura dos eventos da CA
Manogon: artista múltiplo artista

Akira, João e Lígia: atenção aos assuntos

texto de Escobar Franelas
fotos do arquivo pessoal de S.Kimura/A.Yamasaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário